Beber muita ou pouca água?

beber-agua-350

Beber água é uma atitude tão comum para algumas pessoas, mas tão difícil para outras, que passam até um período do dia sem tomar o líquido precioso. Afirmam que não sentem sede ou tem preguiça de levantar da cadeira e ir até o bebedouro no trabalho ou estão concentradas em suas atividades em demasia para lembrar.

A água tem a função de regular a temperatura do corpo através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos através da urina, melhor distribuir os nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes no relaxamento da sensação de dor e fadiga.

O ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia, que equivale a oito copos de água de 250 ml. A baixa ingestão de água, sobretudo em regiões mais quentes como Mossoró, formará pequenas pedras dentro dos rins, dos seus canais ou da bexiga. A doença é conhecida popularmente como pedra nos rins, ou cálculo renal.

Sentiu a dor nas costas apenas em um dos lados ou na virilha ao urinar? Pode ser um dos sintomas do cálculo renal. Em alguns casos, o paciente sofre de hematúria (presença de sangue na urina), febre, calafrios, náuseas, e vômitos.

Estes sintomas só surgem quando o cálculo é muito grande, e não consegue passar pelos tubos urinários de forma a ser eliminado na urina. Nestes casos, recomendamos ir a um pronto-socorro, o mais rápido possível para aliviar a dor e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento

Em Mossoró há um tratamento utilizado nos grandes centros do país para cálculos acima de 2 cm. O uso do nefroscópio, aparelho conectado a uma câmera, possibilita remover o cálculo através de um pequeno furo de 1 cm. Dessa forma, podemos retirá-lo sem realizar grandes cortes.

O procedimento beneficia o paciente, pois a remoção do cálculo renal é realizada através do pequeno furo. Ele sentirá menos dor no pós-operatório, e a recuperação é mais rápida para as atividades normais do cotidiano.

Prevenção

A alimentação mais indicada em caso de crise renal é a dieta líquida, pois ela é de fácil e aumenta a produção de urina, fundamental para a saída do cálculo renal. Beba muita água. Pode ser de 2 a 3 litros por dia.

Recomenda-se uma alimentação à base de sopa de legumes amassados, caldos, suco de frutas naturais e chás. Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite e o iogurte pois eles favorecem a formação de cálculos renais de cálcio.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Beber muita ou pouca água?

  1. Gostei. Muito informativa a matéria. Contudo, no final do texto, ao mencionar “Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite”…

    Puxa, vejo o leite como alimento importantíssimo para o organismo, inclusive como contribuidor no combate à osteoporose, entre outros males.

    A minha dúvida é: o consumo regular de leite, sem deixar de tomar bastante água, ainda seria incisivo assim no favorecimento da formação de cálculo renal de cálcio?

    Parabéns, estou sempre dando uma olhadinha em seus canais de comunicação. Sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s