Cuidados em banheiros públicos #carnavalseguro

Quando chega o carnaval, surgem várias dúvidas enviadas pelos nossos leitores e seguidores sobre dicas para não pegar DST’s ou outros tipos de doenças. Os banheiros e vestiários públicos necessitam de cuidados importantes. Veja essas oito dicas.

 03

 Banheiros e vestiários públicos são mesmo perigosos?

A falta de limpeza adequada e o grande número de frequentadores aumentam o risco de adquirir vírus e bactérias causadoras de doenças. Se não puder evitá-los, cuide-se bem.

 

Posso andar descalço nesses locais?
Sim, desde que em seguida os pés sejam adequadamente limpos. Apesar disso, a sensação não é nada agradável. O ideal é usar chinelos de borracha para circular em espaços públicos.

 

Quem tem micose pode entrar na piscina?
Não deve. Os exames médicos, realizados antes de frequentar o local, fazem essa restrição. A transmissão ocorre por meio do contato direto ou de objeto que faça a ligação, como toalha,
por exemplo.

 

As meninas que tiram a sandália em festas podem ir ao banheiro descalças? 
Não recomenda-se fazer isso, porque a higienização dos pés ocorrerá várias horas depois. Há ainda o risco de cortar o pés se tiver caco de vidro no chão.

 

Posso sentar no vaso sanitário de banheiro público?
Toda mãe diz que não é para fazer isso e não é mesmo! Mas, se realmente for necessário, a melhor conduta é forrar o vaso com papel protetor para evitar o contato com as partes íntimas.

 

Quais doenças posso pegar?
O maior risco é o de ter contato com resíduos de fezes, urina ou secreções genitais contendo bactérias causadoras de infecções intestinais e o vírus que transmite hepatite A. Em raras situações podem ocorrer até infecções genitais.

 

Como ocorre a transmissão?
A maioria é por falta de cuidado com as mãos. São elas que movem tampas de sanitários, abrem torneiras, encostam em tudo. Por esse contato, adquirem micro- organismos que podem ficar sob as unhas ou entre os dedos. Mais tarde, as mãos vão à boca e ocorre a transmissão.

 

Quem corre mais riscos: menino ou menina? 
Talvez as meninas estejam mais expostas em algumas situações. Ao entrar nesses locais, evite contato com peças do ambiente. Antes de sair, deve-se lavar e secar as mãos adequadamente. Evitar o trinco da porta de saída também é esperto, use papel para isso e descarte-o.

 

Quais objetos pessoais não podem ser emprestados?
Toalhas, roupas íntimas, sabonetes, cremes, alicates, aparelhos de barbear e depilar e produtos de maquiagem devem ser de uso exclusivo do dono.

 

É possível pegar DSTs, como HPV, no banheiro? 
É bem raro. Como o nome já diz, as Doenças Sexualmente Transmissíveis são de transmissão rotineira, em geral, por via sexual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s