Conheça tudo sobre cálculo renal

Na regiões mais quentes, há uma incidência maior de pessoas acometidas pelo cálculo renal. A doença é conhecida como pedra nos rins. Em virtude da baixa ingestão de água ou uso constante de remédios, pequenas pedras dentro dos rins, dos seus canais ou da bexiga.

Sentiu a dor nas costas apenas em um dos lados ou na virilha ao urinar? Pode ser um dos sintomas do cálculo renal. Em alguns casos, o paciente sofre de hematúria, febre, calafrios, náuseas, e vômitos.

Este sintomas só surgem quando o cálculo é muito grande, e não consegue passar pelos tubos urinários de forma a ser eliminado na urina. Nestes casos, recomendamos ir a um pronto-socorro, o mais rápido possível para aliviar a dor e iniciar o tratamento adequado.

6140_13gTratamento

Em Mossoró há um tratamento utilizado nos grandes centros do país para cálculos acima de 2 cm. O uso do nefroscópio, aparelho conectado a uma câmera, possibilita remover o cálculo através de um pequeno furo de 1 cm. Dessa forma, podemos retirá-lo sem realizar grandes cortes.

O procedimento beneficia o paciente, pois a remoção do cálculo renal é realizada através do pequeno furo. Ele sentirá menos dor no pós-operatório, e a recuperação é mais rápida para as atividades normais do cotidiano.

Prevenção

A alimentação mais indicada em caso de crise renal é a dieta líquida, pois ela é de fácil e aumenta a produção de urina, fundamental para a saída do cálculo renal. Beba muita água. Pode ser de 2 a 3 litros por dia.

Recomenda-se uma alimentação à base de sopa de legumes amassados, caldos, suco de frutas naturais e chás. Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite e o iogurte pois eles favorecem a formação de cálculos renais de cálcio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s