Incontinência urinária também atinge os homens

TAG_PREVENÇÃO

A incidência da incontinência urinária entre homens de 50 anos, comparada com a das mulheres da mesma idade, é menor; no entanto, estima-se que no Brasil a população masculina represente 25% dos casos. A incidência masculina aumenta com a idade, mas também está diretamente relacionada a outras enfermidades, como inchaço da próstata, câncer de próstata e condições neurológicas, como a doença de Parkinson e de Alzheimer. Em menor extensão, a incidência de diabetes e de excesso de peso, assim como outros fatores de risco, aumenta a incidência da incontinência urinária no homem.

A incontinência urinária também atinge os homens, caracterizada pela perda involuntária da urina. Eles sentem vontade incontrolável de urinar, e perdem o líquido em momentos de esforço, como rir, tossir ou espirrar. Ao sentir os sintomas, os pacientes devem procurar o urologista.  A doença pode surgir em qualquer idade, embora seja mais comum após os 40 anos.

O câncer de próstata tratado por cirurgia ou radioterapia pode levar à incontinência. Esse câncer é mais diagnosticado na faixa dos 50 aos 70 anos entre os homens. Uma pequena parcela de homens vai apresentar perda urinária mais intensa e necessitar de tratamento mais invasivo. Nos adultos jovens, a incontinência pode ser causada pelas lesões traumáticas da medula espinhal após acidentes. Essas lesões, além de comprometer a força e o movimento dos membros, podem prejudicar o funcionamento da bexiga.

O tratamento vai depender da causa do problema, que é esclarecida após consulta e exames específicos. Por esta razão, recomendamos procurar um urologista para apresentar os sintomas e descobrir o diagnóstico correto.

Anúncios

Um pensamento sobre “Incontinência urinária também atinge os homens

  1. Pingback: Como tratar a incontinência urinária? | Dr Hallison Castro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s