HEMATÚRIA (sangue na urina)

images

O termo Hematúria significa presença de sangue na urina, deixando –o de cor avermelhada. Este problema afeta milhões de homens e mulheres, causando angústia e preocupação. Pode acometer desde crianças até idosos.

Diversas causas podem provocar sangramento na urina.  As mais comuns são infecção urinária, cálculo renal ( pedra nos rins) e crescimento da próstata nos homens. Entretanto, doenças mais graves podem estar por trás da hematúria como câncer de bexiga e câncer de rim, principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade e que têm o hábito de fumar.

A hematúria pode ser microscópica, observada apenas no exame de urina, ou macroscópica, observada facilmente quando se está urinando. Faz –se necessário investigar a causa da presença de sangue na urina através de exames, como exame de urina, tomografia computadorizada e cistoscopia ( endoscopia da bexiga).

Os sintomas associados à hematúria ajudam a descobrir a causa do problema. Na infecção urinária, ardência, dor e queimação no canal da urina podem estar presentes. No cálculo renal, dor súbita e intensa nas costas, associado à náusea e vômitos. Quando a causa é o aumento da próstata, jato fraco, dificuldade para urinar e acordar várias vezes à noite, podem está presentes.

O tratamento deve ser feito de acordo com a causa. O importante é que seja feita investigação detalhada, porque a hematúria pode ser o primeiro sinal de uma doença mais séria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s