Infertilidade

infertilidade_9bq4ot

No Brasil, estima-se que existam em torno de três milhões de casais  inférteis o que representa 15 % da população. Em 40 % dos casos, o homem é o único responsável pela infertilidade do casal, a mulher responde, unicamente por 40 % dos casos, enquanto que em 20 % dos casais ambos apresentam algum problema que impedem a gravidez.

Aos 40 anos de idade, cerca de 20 % dos homens ainda não são pais, o que gera profunda tristeza pela impossibilidade de gerar filhos, com consequente impacto na esfera social, profissional e familiar. Hoje no Brasil, realiza-se mais de oito mil tratamentos com reprodução assistida (fertilização) por ano.

No homem, a causa mais comum de infertilidade são varizes no testículo (varicocele), responsável por provocar diminuição no seu tamanho e na sua função, impedindo o homem de gerar filhos. Outras causas podem estar presentes como inflamações, traumas, posição anômala e câncer que afetam o testículo, e outras alterações hormonais e genéticas.

É necessário que durante a investigação de um casal infértil tanto o homem quanto a mulher sejam investigados. Normalmente, os exames são solicitados após um ano de tentativa sem sucesso em conseguir engravidar.

Saude Mensch INFERTILIDADE 03

No homem, a investigação da causa de infertilidade deve ser iniciada através de uma análise do esperma (espermograma) e ultrassonografia do testículo, a fim de avaliar o seu tamanho e a presença de varicocele. Em alguns casos, é necessário solicitar dosagens de hormônios sexuais como a testosterona e avaliação genética (cariótipo).

O tratamento irá depender da causa do problema. Se o homem apresentar varizes no testículo, o tratamento consiste em realizar uma cirurgia para corrigi-las. Entretanto, em alguns casos não é possível reverter a fertilidade do homem, devendo-se encaminhar o casal para algum tipo de fertilização (reprodução assistida).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s