Câncer de Próstata: Leve a sério sua vida¹

O câncer da próstata é o segundo câncer mais frequente no homem, perdendo apenas para o câncer de pele, é também o segundo câncer que mais mata , perdendo apenas para o câncer de pulmão. Estimativas revelam que a incidência deste câncer vem aumentando a cada ano, daí a importância de se realizar periodicamente o exame da próstata, para detectarmos o câncer numa fase inicial, com grandes chances de cura.

Os principais fatores que aumentam a chance de aparecimento de um câncer da próstata são presença de algum parente de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata, sedentarismo, dieta rica em gordura animal e dieta pobre em vitamina E.

O câncer da próstata é um tumor silencioso  que cresce lentamente , na grande maioria dos casos não provoca nenhum sintoma. Entretanto, em casos avançados ou com metástase, podem surgir sangramento na urina, dor nos ossos, perda de peso, falta de apetite, dificuldade para urinar.

Todos os homens devem realizar o exame da próstata anualmente a partir dos 40 anos de idade, mesmo que não tenha nenhum sintoma. Deve-se fazer o exame de sangue, PSA, e o toque retal, necessariamente, pois em alguns casos (20 %)  o PSA está normal e detectamos o câncer apenas pelo toque.

Descoberto numa fase inicial o câncer da próstata tem altas chances de cura, o tratamento pode ser feito através de cirurgia em que remove-se completamente a próstata contendo o tumor, ou através de radioterapia em alguns casos. A quimioterapia só é usada em casos muito avançados com metástase.

Infelizmente, ainda existe preconceito e tabu entre alguns homens em realizar o toque retal. Um exame simples, rápido, indolor, feito no próprio consultório do urologista, que pode diagnosticar um câncer numa fase inicial. Valorize a sua vida, cuide da sua saúde, deixe os preconceitos de lado. Previna-se.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Câncer de Próstata: Leve a sério sua vida¹

  1. Importante ressaltar que aos portadores de câncer e seus dependentes são assegurados vários direitos que auxiliam na manutenção não só do tratamento médico, mas também das necessidades pessoais dos pacientes, como saque do FGTS, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, amparo assistencial (LOAS), isenção do imposto de renda, quitação de financiamento da casa própria (CEF), medicação/exames de alto custo às expensas do Estado, dentre outros. Embora não seja o objetivo principal do blog (informações sobre saúde), fica a sugestão de post sobre o assunto.

  2. Como requerer esses benefícios e onde.Sou aposentado por tempo de serviço,fiz a cirurgia da retirada da próstata com câncer em junho/2014,qual benefícios posso requerer.

  3. o exame de toque só mostra um lado da próstata, e o outro lado que fica ao lado canal urina, lá o toque não chega…..é possível ter câncer somente do lado de lá, onde o toque não chega?….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s